ARTE EDUCAÇÃO - TEXTOS INFORMATIVOS

OLÁ, ALUNOS DO ENSINO MÉDIO!
ATRAVÉS DESTA PÁGINA, VAMOS PODER INTERAGIR VIRTUALMENTE, TROCANDO INFORMAÇÕES A RESPEITO DA ARTE.
A PRIMEIRA POSTAGEM SERÁ SOBRE A EVOLUÇÃO DA ARTE NO BRASIL, PREVISTA PARA A PROXIMA SEMANA! NÃO PERCAM!  ABRAÇOS! ANA PAULA

VAMOS LÁ PESSOAL ! É HORA DE APRENDER!

A MISSÃO ARTÍSTICA FRANCESA NO BRASIL
    
     Chefiada por Joachim lebreton, a missão artistica francesa chegou ao Rio de Janeiro em 1816, oito anos depois da chegada da familia real. Dela faziam parte, entre outros artistas, Nicolas Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret e Auguste-Henri-Victor Grandjean de Montigny. Em agosto de 1816, o grupo organizou a ESCOLA REAL DAS CIENCIAS, ARTES e OFICIOS, transformada, em 1826, na ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES.
     Debret é o artista da missão francesa mais conhecido dos brasileiros. Ficou no Brasil ate 1831 e produziu uma obra imensa. Foi professor de pintura histórica na Academia Imperial de Belas Artes e realizou a primeira exposição de arte no Brasil, em 1829. Produziu inumeros desenhos e aquarelas, mais tarde reproduzidos em seu livro VIAGEM PITORESCA E HISTORICA AO BRASIL, publicado em Paris entre 1834 e 1839, através do qual pode se conhecer paisagens e costumes da época.
      Os primeiros alunos da academia, aprenderam tecnicas de desenho, de paisagismo entre outros e mais tarde, se tornaram professores da mesma, destacando-se os alunos AUGUST MULLER e AGOSTINHO JOSE DA MOTA, este foi o primeiro a ganhar o premio de viagem para a Europa, em 1850. Muitos artistas estrangeiros estiveram no Brasil, atraídos por sua tropicalidade e retrataram suas paisagens, seus costumes e a burguesia rica, que queriam estar entre eles. Destaque para THOMAS ENDER, JOHANN MORITZ RUGENDAS.
      Em meados do seculo XIX O Brasil passou por um periodo de crescimento economico e social, mas a arte ainda refletia a influencia da escola europeia. Desse periodo destacam-se na pintura, os brasileiros PEDRO AMERICO, VITOR MEIRELES E ALMEIDA JUNIOR, que estudaram na Academia Imperial de Belas Artes. Entretanto, os artistas brasileiros da segunda metade do seculo XIX começaram a seguir novas direções.São as obras de ELISEU D'ANGELO VISCONTI que abrem definitivamente o caminho da modernidade à arte brasileira. Eliseu estudou no Liceu de artes e oficios, depois na Academia Imperial, foi para a Europa onde estudou na Escola de Belas Artes de Paris e retornou ao Brasil, para lecionar na , agora, Academia Nacional de Belas Artes.

SECULO XX NO BRASIL: O MODERNISMO

      O começo do seculo XX no Brasil foi marcado por fatos que mudaram sua historia. Nesse contexto de grandes mudanças, começou a se desenvolver uma nova arte brasileira, a principio na literatura, com OSWALD DE ANDRADE, MENOTTI DEL PICCHIA E MARIO DE ANDRADE. Eles passaram a expor nos jornais suas ideias renovadoras e a participar de grupos de artistas unidos em torno de uma nova proposta para a arte brasileira. Essa luta ganhou força com a Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, onde foram apresentados concertos e conferencias, além de exposições de artistas plasticos.
     Muitos artistas participaram da SEMANA DE 22, entre eles, os escritores citados acima, Vila Lobos, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Vicente do Rego Monteiro. Tarsila do Amaral não participou da semana de 22, mas colaborou decisivamente para a arte moderna brasileira.


BOA LEITURA PESSOAL! ATÉ MAIS!  ANA PAULA
BIBLIOGRAFIA: DESCOBRINDO A HISTORIA DA ARTE - GRAÇA PROENÇA